terça-feira, janeiro 13, 2009

Seiyuu: 80% não conseguem viver só nessa profissão

Hirano Aya (Haruhi), Kugimiya Rie (Shana), Horie Yui (Narusegawa) são seiyuus (profissão de dublador) da atualidade super famosas que estão frequentemente fazendo papel principal ou secundário em muitos animes, mas e os outros seiyuus, como ficam?


Confira abaixo parte de uma entrevista, traduzida por mim, relatando como é difícil a disputada profissão de seiyuu, realizada pelo portal Ameba News com o Shirogane Shoomu, chefe de agência de seiyuu, produtor, narrador e também seiyuu.

- Quantos seiyuus existem no país (Japão) agora?
Shirogane: Existem aproximadamente 1600 pessoas. 10% deles são seiyuu free e os 80% não conseguem viver somente da profissão e precisam arranjar também outro serviço temporário. Se incluir ator, ídolo, artista e candidatos para seiyuu, dizem que o número pode subir para 80 mil pessoas.

O que é preciso fazer para virar seiyuu?
Shirogane: Acho que o caminho mais próximo é entrar na escola técnica de seiyuu ou curso mantido pela agência de seiyuu. Só de escola técnica existem cerca de 50 em todo o país. Mas é claro que não é só entrar que qualquer um poderá
virar.
No mundo de seiyuu, dizem que são mais de 850 pessoas estão sem contrato com agência de seiyuu. Mesmo que seja contratado oficialmente pela agência (Aqui já recebe salário, mas é mixaria), não quer dizer que terá um serviço de imediato, e precisará constantemente esforçar-se para poder passar da seleção em conjunto com o trabalho temporário. A renda também não é fixo. Mesmo que consiga ser selecionado para fazer a voz de um anime, será contratado por um valor bem barato, e poderá ser dispensado logo que o seu trabalho encarecer.

Deu pra ver que a profissão não é mole e sobrevive somente o mais talentoso, veterano e, alguns casos, aquele que tem favorecimento com algum superior como nepotismo. Claro que não dá para começar logo de cara dublando o papel principal, mas no final os novatos acabam desaparecendo sem nem serem percebidos, sem conseguir vaga por causa dos veteranos de sempre.

Muitos novatos geralmente começam fazendo voz de anime de produção barata e principalmente jogos adultos que muitos devem querer distância, mas se ver a portfolio de alguns seiyuu veteranos, verá que muitos começaram assim. Olha que a profissão tinha melhorado nesses últimos anos com o aumento de novos animes e também nos anos 90 quando os jogos mudaram de cartucho para disco contendo vozes.

Hoje em dia, tendo papel em um anime, dizem que seiyuu recebe apenas 40-50 mil yens (equivalente a 400-500 dólares) em 1 mês. Se já é difícil conseguir uma vaga em anime, e ainda mais com este salário barato, seria impossível um seiyuu novato sobreviver com esta renda variável.

A propósito, eu falei que o iniciante não consegue começar com o papel principal e que alguns conseguem vaga com o favorecimento. Acho que a atriz e seiyuu iniciante, Omigawa Chiaki, 20 anos, se encaixa muito bem nesse exemplo. Ela começou o seu primeiro trabalho de seiyuu fazendo horrivelmente a voz da Moka, protagonista do anime Soul Eater. Toda vez que a Moka abria a boca eu começava a irritar de tão mal que ela dublava.


Eu não vejo mais Soul Eater, então não posso comentar o seu desenvolvimento, mas com certeza ela foi selecionada por nepotismo e também por ser bonita. Boa aparência parece ser um detalhe desnecessário para seiyuu, mas é uma característica que virou importante hoje em dia para seiyuu poder fazer shows e concertos, pois seiyuu não é mais apenas um dublador, agora é artista também. Bom, de qualquer forma ela precisa começar treinando skill de seiyuu para chegar até este dia.

Quem quiser ver um anime sobre drama de seiyuu, recomendo REC e Love Get-chu.

Nenhum comentário: